quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Brasil está tomado pelo consumo de DROGAS




O Brasil está tomado pelo consumo de DROGAS. Nossas Crianças e Adolescentes estão sendo destruídos por essa epidemia que assombra nossa sociedade. Estamos em plena corrida presidencial e o tema é uma constante nos discursos de nossos candidatos. Tenho percebido no dia-a-dia de trabalho o crescente número de atendimentos relacionados ao consumo de drogas e é surpreendente como é cada vez mais precoce a iniciação nesse mundo perverso. O CRACK é um lixo barato e com grande poder de destruição. Hoje na cidade de Petrópolis o serviço público oferecido não atende às necessidades da população jovem, pois além da pouca oferta, esta é ineficaz. Digo isso não pelos profissionais, pois fazem o possível dentro das reais condições de trabalho. Não existem casas de apoio e clínicas terapêuticas gratuitas o suficiente e o poder público por sua vez não faz os investimentos necessários para a recuperação de nossos jovens, fortalecimento das famílias e acesso aos meios que possibilitem que nossos jovens não apenas ocupem seu tempo, mas percebam que são importantes e podem realizar seus sonhos.
Petrópolis tem hoje cerca de 320.000 habitantes e precisa avançar. O nosso sistema educacional precisa ser repensado, pois nossas crianças e adolescentes precisam ter acesso à educação, saúde, cultura, esporte e lazer nas Escolas que por sua vez precisam ser preparadas para o tempo integral, recebendo os investimentos necessários e propiciando aos alunos acesso aos direitos básicos, preparando-os para a vida. Sei que numa cidade com cerca de 150 Escolas fica inviável integralizar o horário de aula, mas é preciso começar. O governo precisa planejar, começar, analisar e por prioridade e possibilidade iniciar o processo de transformação da oferta de Escola com tempo integral. Assim ganham os pais, ganham os filhos, ganha toda a sociedade. É mais que provado que todo investimento em educação tem retorno garantido, pois a criança e o adolescente que se desenvolvem com dignidade têm menos problema de saúde, se envolve menos com a criminalidade e tem mais oportunidades no mercado de trabalho, ganhando mais, consumindo e contribuindo com uma maior arrecadação por parte do governo. Com educação tiramos nossa juventude das ruas, oferecendo esporte, cultura e lazer permitindo que descubram o mundo maravilhoso que há a sua volta e assim ganham autoestima e capacidade para renunciarem o que lhe é prejudicial.
Muito se fala em saúde, segurança, trabalho e desenvolvimento, mas o que nossos governantes precisam é de atitudes e abraçarem a educação como prioridade para que a médio e longo prazo os outros temas sejam contemplados com os frutos dos investimentos em educação, ou seja, na construção da personalidade, no fortalecimento e na capacitação de nossa juventude e que se tornarão a força do futuro. Não iniciamos uma obra pelo telhado, mas pelos alicerces e o alicerce de uma vida passa pela educação. Valorizar os profissionais e oferecer ensino de qualidade que tenha como base não apenas o currículo básico, mas todos os componentes capazes de formar a personalidade de um cidadão é ponto fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e desenvolvida. Sei que não posso fixar o olhar apenas em um aspecto e os investimentos em todas as áreas são fundamentais, mas também acredito que na educação encontraremos as oportunidades e possibilidades de uma sociedade melhor. Saúde, Paz, Desenvolvimento, Oportunidades e tudo mais passam pela EDUCAÇÃO.
Rodrigo Lopes - Camelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário é muito importante

Violência na Escola

       No último final de semana, fomos surpreendidos com mais um caso de violência física em ambiente escolar. Um adolescente autista, foi ...