domingo, 8 de maio de 2011

Conselho tutelar faz reunião nas Escolas da Cidade

O Conselho Tutelar vem ampliando sua participação em reuniões de pais em Escolas da Cidade. Com o intuito de orientar e prevenir futuras situações que gerem a necessidade de atendimento, os Conselheiros estão aproveitando o espaço escolar. Com as várias situações envolvendo crianças e adolescentes o trabalho do Conselho é orientar aos pais que participem da vida de seus filhos, colocando limites, prestando atenção nas mudanças de comportamento e cobrando empenho destes nas tarefas da vida, principalmente escolares. Em um mundo repleto de compromissos, onde os chefes de família precisam se desdobrar com várias horas de trabalho para manutenção dos lares, os pais acabam deixando um pouco de lado o convívio com os filhos e assim deixando-os vulneráveis aos às mais diversas situações, como ao convívio de pessoas inapropriadas e até mesmo um excesso de liberdade, que a médio e longo prazo causam grandes prejuízos ao desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes.
Entre os diversos assuntos tratados com os pais de alunos estão à evasão escolar, a violência e o perigo das drogas, principalmente para os adolescentes. No que tange à evasão escolar os pais são alertados sobre os prejuízos causados na vida dos filhos e sobre as conseqüências as quais os responsáveis estão sujeitos, onde podem ter pagar multas que variam de 3 a 20 salários. A violência e as drogas são temas importantes, pois a violência desperta sentimentos que atrapalham a formação de caráter e as drogas prejuízos que muitas vezes são irreversíveis. “Queremos que os pais assumam seu papel na formação dos filhos. Entendo que um filho que em casa aprende regras, conhece limites e vive em um ambiente de respeito terá maior aproveitamento no ambiente escolar e permitirá que a Unidade desenvolva com mais qualidade suas atividades pedagógicas.” Declarou o conselheiro Rodrigo Lopes.
Os conselheiros salientam a necessidade de maior investimento na infância e juventude, não apenas ocupando as horas ociosas do dia, mas com projetos concretos, capazes de formar cidadãos e dar a nossa juventude condições de se desenvolverem com dignidade. “A prática de esportes, a profissionalização e a educação básica precisam ocupar cada vez mais o debate público, pois o mundo está dinâmico e nossas crianças e adolescentes não estão atônitos a este dinamismo”. Declarou Rodrigo.
Até o corrente mês os conselheiros já estiveram em cerca de 25 Escolas e farão um esforço para atingir 100% da Rede Municipal e o maior número possível da Rede Estadual. Os conselheiros esclarecem que apenas um Conselho Tutelar não atende a demanda do Município e que havendo mais um Conselho atendendo de Corrêas à Posse ajudaria muito na efetivação dos direito de nossas crianças e adolescentes e esperam que na eleição do próximo ano o Município seja contemplado com mais um Conselho. “Em 2010 realizamos quase 3.500 atendimentos e para 2011 esperamos um aumento de aproximadamente 10%, pois o Conselho está mais conhecido e a população mais atenta aos seus direitos. Por isso a necessidade de mais um Conselho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário é muito importante

Violência na Escola

       No último final de semana, fomos surpreendidos com mais um caso de violência física em ambiente escolar. Um adolescente autista, foi ...