quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

O ano eleitoral começou

Este ano, votaremos para Prefeito e vereador. Uma eleição local e que apresenta muitas dificuldades aos que buscarão a Vitória. Em tempos de polarização, do grande fluxo de pessoas nas mais diversas redes sociais e de crises Institucionais, Sociais e Econômicas a disputa de uma vaga pública através do voto popular se torna muito acirrada. Quem já é ocupante, entra na disputa com uma dificuldade ainda maior, pois precisa enfrentar a insatisfação daqueles que esperavam mais e ainda das mais diversas formas de ataque por parte daqueles que se opõem aos que já ocupam um cargo eletivo e querem tomar seus lugares. 
É natural e do jogo político, a disputa de forças e de idéias, onde cada candidato defende suas idéias e buscam o apoio dos grupos que formam opinião.  Uma prática que vem crescendo a cada pleito é o da desconstrução da imagem dos candidatos, especialmente daqueles que estão mais expostos e por mais que a população manifesta sua reprovação a tais métodos, esta mesma população se deixa levar por milhares de notícias fakes que buscam dar um tom de verdade a fatos distorcidos ou falsos.
A escolha de Prefeito e de um vereador, impactará profundamente a vida de uma Cidade por quatro anos, tais como, a geração de emprego, etc
A escolha do candidato não pode se pautar exclusivamente pelo que se vê nas redes sociais ou de informações recebidas por meio de aplicativos de mensagens. O eleitor precisa analisar os meios de informação confiáveis como matérias jornalísticas, atuação do candidato e suas propostas. 
Aos que buscam uma recondução de mandato, seja no executivo ou legislativo, se faz necessário um olhar ainda mais amplo. O eleitor precisa olhar sua atuação nos últimos anos e sua produção legislativa ou executiva. Às vezes, um candidato encontra diversas dificuldade em alguns setores, mas consegue priorizar outros que avançam e trazem benefícios concretos à população.  Quando se busca atuar no legislativo, com a propositura de leis, fiscalização dos atos de executivo ou atos que visam garantir os direitos de seus representados, ou ainda,  quando a atuação executiva visa melhorar a vida das pessoas e criar meios para o desenvolvimento social e econômico de uma Cidade, o legislador ou gestor precisa superar inúmeras barreiras. Um vereador, ao ser eleito, se torna uma voz no meio de outras que receberam do eleitor, a incumbência de reprensentá-lo e por isso, precisa convencer a todos que suas propostas são relevantes e que trará benefícios à população e que sua idéia é factível.  O Prefeito, quando escolhido para representar a população na gestão da Cidade na implementação de políticas que levem seus munícipes ao desenvolvimento, também precisa transpor inúmeras barreiras. Um Prefeito enfrenta os desafios da falta de recursos, a burocracia na execução  desses  recursos e ainda precisa estar pronto a apresentar respostas rápidas e eficazes aos acontecimentos imprevisíveis, além de ter que fazer escolhas visando um bem melhor ou até mesmo minimizar os efeitos de um acontecimento ou de uma realidade difícil, estabelecendo as prioridades. Além das dificuldades inerentes a cada cargo, um eleito, precisa superar as barreiras das disputas políticas. 
Uma Cidade, Estado ou País, não podem ser comparados à uma empresa, pois sua finalidade não é dar lucro financeiro, mas garantir benefícios e condições de vida aos seus. Por isso uma gestão, apesar de precisar evitar prejuízos, não pode buscar o lucro.
Fiquemos atentos aos cenários que serão desenhados, as alianças que serão celebradas e a atuação de cada candidato. Compare os serviços, compare as condições e analise os cenários enfrentados por aqueles que querem continuar ou alcançar uma vaga. Não se deixe envenenar por Fake News e converse com seus familiares e amigos sobre esss tema. Na dúvida, busque as informações e só divulgue nos casos em que a informação for comprovadamente verdadeira e se, de fato, pode trazer consequência aos munícipes.  
Votar é o exercício da plena cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário é muito importante

Violência na Escola

       No último final de semana, fomos surpreendidos com mais um caso de violência física em ambiente escolar. Um adolescente autista, foi ...